Dia de festa é no Teatrão que decidiu abrir as suas portas a um concerto solidário para com uma das vítimas da tempestade Leslie que assolou a zona centro há mais de um mês e o contemplado foi o festival Gliding Barnacles (que se realiza na Figueira da Foz) e a denominação desta acção inédita em Portugal é “Cabedelo Calling--Gliding Barnacles ´Leslie` Fund” e que tem inicio às dezassete e trinta (está previsto que acabe à meia noite); Wipeout Beat têm como centro sonoro um sinfonismo decadente que ganha dimensão de kraut rock e a postura do trio em palco é descomprometida e que ganha diversas perspectivas quando sobrevém um improviso desarmante há ainda a salientar a guitarra eléctrica do Pedro Antunes a ser executada na plateia ou a inclusão do Johnny (The Rooms) em “Stupid” que a transformam em western kraut rock; The Rooms são um caso em que a complexidade e a simplicidade rock com origem na América do norte e disseminada a partir do fim da década de sessenta e são complexos porque reinscrevem essa herança e a pejam de dois tempos paradoxais o passado e o futuro e simples porque são capazes de traduzi-los com virilidade e assertividade (para seguir com atenção); From Atomic têm por base o noise mas o originário no Reimo Unido mas tal é uma impressão errada somente a estrutura é retirada a essa corrente estética já a guitarra eléctrica está ligada a um pedal de delay algo que transporta as canções para um psicadelismo que tem duas vertentes a opressão e a liberdade (ou o sonho e o pesadelo); Ruce é um MC que dispara os seus ditames sociais e ou morais com um ritmo acelerado e o seu comportamento é de quem quer incentivar a plateia a dançar ou a repetir os versos e obtém de volta as mesmos; Raquel Ralha & Pedro Renato são emissores de um compêndio de clássicos da pop e do rock que invertem para um universo negro tão negro que é impossível obter uma percepção ampla de tal negrume (épico); Marc Valentine é acompanhado pelos Anaquim que se revelam surpreendentemente inexcedíveis quanto precisos a debitar o rockabilly e ainda deixam espaço para que a voz do Marc Valentine encontre uma envolvência tão cativante quanto inebriante; Ruby Ann também se faz acompanhar pelos Anaquim e a relação que se estabelece é a da simbiose isto porque o que domina é o equilíbrio entre o rockabilly e a cantora que gradualmente se apropria das canções e se assume como uma narradora que está a ditar a sua ficção sobre um universo tão rural quanto urbano; Subwayriders são uns anarcas que usam o ruído nas suas diversas vertentes como centros que irradiam perturbação e tal sobrevém de uma ironia corrosiva pois recorrem à música rock de vanguarda de Nova Iorque (60-70) e invertem-na para outros domínios em que a sua rudeza e prepotência é enquadrada numa diversão contínua; D30 revelam-se através do rock and roll com doses generosas de distorção que se alicerça num ritmo pesado o qual se compromete a sustenta-la mas há um recrudescer do volume e consequente da distorção tomando proporções demoníacas; The Walks encontram-se diluídos num rock psicadélico que é de uma elegância deveras surpreendente e nessa medida transformam essa estética em algo único (fascinante); Victor Torpedo apresenta duas canções ao teclado e a guitarra eléctrica com a sua voz de rocker mas há uma desadequação entre estes e o ritmo digital não deixando de ser um excelente exercício estilístico as restantes têm origem no “Karaoke” e são pop lo-fi e que encontra na multidão (que parcialmente invade o palco) o seu cúmplice e ainda há a sua sentença: “O Leslie acaba aqui!”.
Cabedelo Calling--Gliding Barnacles “Leslie” Fund, 17 de Novembro, Teatrão.
segunda-feira, 19 de novembro de 2018
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