Assina o documento mas antes ou depois altera a data de nascimento e rabisca a que é a correcta e eu limito-me a sorrir porque a julgava mais jovem do que os seus documentos comprovam e despeço-me silenciosamente para a casa da vizinha que se recusa a apoiar a causa da libertação dos animais do circo que há anos se encontravam num terreno próximo porque lhe lembrarem o seu tempo em África mais exactamente em Angola e convida-me para entrar e a sua sala está adornada com inúmeros relógios que o seu marido colecciona há tantos e de tantas formas que não os consigo identificar e a isto soma-se a minha ignorância sobre a sua história muitos são de corda e outros têm gravatas de palhaços que balançam segundo após segundo parece incomodada com o meu olhar de estupefacção e ri a esconder a vergonha por ter companhia de tamanho manancial de ditadores temporais e conta-me as suas viagens de carro por Angola de planície em planície sobre a terra batida não se lembra há quanto anos voltou e duvido que algum dia seja capaz de a abandonar verdadeiramente trouxe as malas cheias de roupa velha e o marido trocou o carro por diamantes que mais tarde percebeu que eram de vidro que partiu com um alicate deixou os bens e os escravos que tratavam da apanha do algodão e que trabalhavam de sol a sol recebendo uma miséria por semana mas para ela foram os dias mais felizes que alguma vez experienciou; Few Fingers são um dupla voz/guitarra acústica e pedal steel guitar e a relação entre estes é continuamente desequilibrada não se percebendo o porque do pedal steel guitar não ser usado na sua amplitude como elemento que dita a melodia e é secundarizado pelo cantor que canta em inglês esganiçadamente e este equivoco resulta que os géneros que evocam são meramente desenhados poderiam ser o roots rock ou o country por fim na última canção almejam sublimar o blues; a jigsaw são um super grupo não que sejam super músicos mas antes veteranos da Capital do Rock (Coimbra) e isto não é por si só um carimbo de qualidade mas para os a jigsaw é somente uma coroa que usam displicentemente porque é-lhes desnecessária já que são de uma assertividade deslumbrante ao remeterem as canções para o rock ou a pop e a country e a americana que continuamente engrandecem com pormenores que as tornam viscerais por estarem imersas num poder sónico de recorte clássico onde o silêncio é utilizado de forma a tolhi-lhas de um negrume que é um véu que as cobre epicamente e que causa arrepios; hoje vive contrariada entre o fogão e a máquina de lavar roupa e o frigorifico ao compasso dos relógios que têm a hora de Angola para que possa ela e o marido fazerem de conta que vivem no passado educadamente não a informo de que é um erro estar presa a uma saudade que não é mitigada com tais artifícios antes aprofunda a distancia entre o presente e o passado ou entre Portugal e Angola e o meu silêncio parece incomoda-la e surge com um bolo de chocolate que ainda estava quente usa os ovos das galinhas que cacarejam nas traseiras rodeadas por hortaliças e couves e alfaces que trata com um carinho desmedido o galo preto era usado em África para uma surreal missa negra que apelava ao mal que liberta-se o corpo da sua filha que aparentemente era epiléptica mas foi a única forma que descobriu para a tentar curar dessa doença e perante o falhanço de tal ritual chorou por Deus a ter feito assim e ela era uma boneca que por norma vestia vestidos de azul-bebé que lhe aprofundavam a sua beleza que resplandecia ao sol nefasto por vezes temia que lhe desse um ataque a caminho da escola e estivesse vulnerável aos homens que traficavam os escravos para outros pontos do país e na escola era socorrida quando tinha ausências que a faziam divagar no campo de jogos hoje está casada e tem filhos e tal como a mãe é elegante pelo menos na fotografia que se encontra na mesinha da sala e tento esclarece-la sobre o estado que se encontram os animais de circo que por estarem velhos e doentes passam fome mas pouco lhe importa se o marido participou em diversos safaris à caça de tigres e elefantes mas ela assegura-me que ele jamais premiu o gatilho já que não tinha dinheiro para tal antes acompanhava o patrão nessas aventuras das quais ainda guarda o medo de perde-lo às garras de uma dessas feras e ri como se estivesse mais nervosa do que feliz e atenciosamente convida-me para sair do seu microcosmos que está reservado a quem a queira a ouvir com atenção.
Clap Your Hands And Say F3st! (a jigsaw + Few Fingers), 29 de Março, Teatro Miguel Franco, Leiria.
segunda-feira, 1 de abril de 2019
-
A veia é espetada por uma agulha grossa e o sangue é consumido por uma narrativa violenta do Conde Lautréamont: “Direi em poucas palavras co...
-
E se durante a manhã o nevoeiro apague o rosto maquilhado a pó de terra e se a chuva se retenha no seu rosto e o manche de lágrimas colorida...
-
Vivencio uma daquelas tardes de Setembro em que o calor é algo ténue e por essa razão efémero. No palco da Praça da Canção em Coimbra a ensa...