domingo, 17 de março de 2019

Peregrinação

Esta carta de amor não tem remetente e ou destinatário e nem tão pouco palavras dantes passava os dias à janela para ver uma nesga do seu cabelo que por vezes penteava na varanda do prédio vizinho suponho que ao sol as suas melenas louras vibravam e rasgavam a minha visão de um prazer inexcedível e perguntava-me porque era dominado pela angustia quando desaparecia e as lágrimas continham um salitre que me levava a pensar que não eram reminiscentes do Atlântico que tanto amaram os portugueses mas para mim tal era somente poesia que estudava na secundária na qual era tolhido pela sua imagem a soprar bolas de sabão na noite de São João onde saltávamos à fogueira ou atirávamos latas de laca para provocarem explosões que pareciam incendiarias e os dias eram tão lentos quanto em qualquer estabelecimento prisional à qual ganhei uma fobia que me levou a reprovar constantemente como se tal fosse um sinal de que não queria ser um burguês porque estes pensavam baixo e eu não sabia o que me vinha à cabeça para ter tomado tal resolução a minha mãe comunista ambicionava que eu fosse médico e preferencialmente cardiologista para que tivesse a ciência de fazer parar o coração de quem fosse de direita e ao pensar nela esse futuro parecia-me inalcançável e mesmo que estivesse concentrado à locução da professora perdia-me num emaranho de cabos que não se conectavam com o que era dito e o tédio tolhia-me como se fosse uma característica da minha personalidade e se me assaltava a tristeza seguia a linha da automotora para casa e encontrava o minifúndio seguido de urbanizações para os pobres e de auto-estradas e outras eloquentes arquitecturas que deviam à Suíça ou ao Luxemburgo somente faltavam os carros desportivos e os iates nas garagens; Toy são um quinteto de rapazes que estão constantemente imersos numa escuridão somente manchado pelos holofotes ténues de diversas cores e a isto junta-se um pó branco que é aspergido pelo palco e musicalmente são diversos ora a pop que lhes fica mal porque é somente delineada sem que seja efectivamente assumida e este meio-termo é fatal e isto repete-se quando se limitam ao rock com reminiscências góticas e há uma que é de uma atroz resolução e se espraia numa conformidade ingénua resta o noise que pejam de cores negras e com progressões eloquentes que são psicadélicas isto é quase épicas mas que estão feridas de algo novo que as destaque de outras que fizeram parte da história do noise do Reino Unido; e é obvio que tudo isto era tão deprimente quanto nefasto para quem desejava que as diferenças não tivessem agredido a paisagem e naturalmente cagava sobre estes dejectos de tijolo e cimento sem qualquer climatização para enfrentar o Inverno e se este se enunciava as sombras espessas absorviam a luz que contrariadamente se dissipava algo que a levava a evitar a varanda para se pentear ou dependurar os tapetes de feira e deprimia-me e naturalmente ou não perdia o apetite e emagrecia e no Verão engordava de prazer e perante a minha continua observação a minha mãe perguntava-se o que me atraia para algo que se resumia a uma estrada que rodeava os prédios que por vezes me pareciam gigantes que lutavam contra as intempéries ou se derretiam à luz intensa que provocava fins de tardes suados julgava que estava a criar um poeta meramente contemplativo que via a beleza em tudo e em todos algo que a fazia rir pois o associava ao materialismo dialéctico mas perturbava-lhe a minha falta de apetite e para o sanear fazia receitas que havia visto na televisão e tristemente informei-a o porque da minha obsessão algo que a levou à risota de quem estranha que o amor esteja em alguém tão minúsculo e inexpressivo e numa amanhã fomos acordados por máquinas que iniciaram as obras de construção de um muro entre nós e os meses que se seguiram foram de uma constante tristeza que acompanhava o crescimento desse obstáculo que quando foi completado me impôs uma solidão que recordo como sendo a primeira vez que compreendi o que ela significava.

Toy, 16 de Março, Casa da Música (Sala 2), Porto.